Saúde / Paraíba

Vacina contra Covid-19 deve chegar em cidades da PB até o fim desta terça-feira (19)

De acordo com o Ministério da Saúde, 92.960 doses serão enviadas para a Paraíba
person access_timePostado em 18/01/2021 09:28 chat_bubble_outline

Vacina contra a Covid-19 — Foto: Divulgação/GESP

Com a autorização do Ministro da Saúde Eduardo Pazuello para antecipar o início da vacinação contra Covid-19, os lotes das vacinas devem chegar na Paraíba por volta das 17h desta segunda-feira (18). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), após a chegada das doses, em até 24h todas as cidades da Paraíba devem estar abastecidas. De acordo com o Ministério da Saúde, 92.960 doses serão enviadas para a Paraíba.

Para que a carga chegue logo a todos os 223 municípios, a Paraíba deve mobilizar toda a estrutura de imunização existente. Isso representa hoje uma central estadual, localizada em João Pessoa, e 12 centrais regionais, sendo que cada uma dessas regionais tem capacidade para armazenar simultaneamente 35 mil doses de vacina.

Cada município vai receber uma quantidade de doses da vacina proporcional a quantidade de pessoas que fazem parte do grupo prioritário.



Em toda a Paraíba, são mil salas de vacinação no Estado, que devem receber lotes de forma quase simultânea. A expectativa é que o estado demore cerca de 24 horas para fazer a distribuição completa. 

Sobre o cronograma de vacinação, o plano está dividido em quatro fases. A primeira, prioritária, possui dois grupos e contempla os trabalhadores de saúde e os povos de comunidades tradicionais. Já a segunda fase é formada por pessoas com 60 anos que morem em instituições de permanência de longa duração e população em geral com mais de 75 anos. 

João Pessoa vai ter vacinação contra Covid-19 em ginásios e no formato 'drive-thru' 

A vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa acontecerá em ginásios, em casa e no formato drive-thru, conforme explicou o secretário de saúde de João Pessoa, Fábio Rocha. A estratégia municipal de imunização será baseada no plano do governo federal.

A estrutura para o início da vacinação está sendo montada e contará com 65 ginásios; seis ou sete pontos de drive-thru, em que as pessoas são vacinadas dentro dos veículos; e o atendimento extramuro, em que os pacientes acamados serão atendidos em casa, lares de permanência ou em hospitais.

 


Comentários