Saúde / Notícia

Dia do doador de medula tem programação especial

Palestras e ações educativas estão incluídas na programação do Hemocentro da Paraíba
person access_timePostado em 12/09/2018 09:04 chat_bubble_outline

Na Paraíba, o serviço de cadastramento de doadores é realizado no Hemocentro (Foto: Nalva Figueiredo/Jornal Correio da Paraíba)

Nesta quarta (12) e quinta-feira (15), o Hemocentro da Paraíba realizará uma série de atividades alusivas à Semana de Mobilização em Prol da Captação de Doadores de Medula Óssea. O objetivo é conscientizar a população tanto para a importância da doação quanto para a atualização dos dados cadastrais dos candidatos. Palestras e ações educativas estão incluídas na programação.

Na Paraíba, o serviço de cadastramento de doadores é realizado no Hemocentro. Na instituição, o candidato preenche uma ficha com suas informações pessoais e em seguida coleta 5ml de sangue para testes.  Os dados são encaminhados para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Na identificação de compatibilidade de um paciente com um doador, este será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados. A revisão e correção dessas informações são realizadas no site do Redome.



Segundo a coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular, Jussara Torres, o Hemocentro da Paraíba tem registrado aumento do número de doadores de medula óssea. De janeiro a julho deste ano, já foram cadastrados 10% a mais do que todos os cadastros realizados em 2017.

No entanto, é fundamental manter ações educativas para ampliar o número de registros e as possibilidades de encontrar um doador compatível. “A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em cem mil. Quanto mais doadores se disponibilizarem maiores serão as chances de salvar uma vida”, declara a coordenadora.

Para ser um doador de medula basta está bem de saúde e ter idade maior que 18 e menor de 55 anos.

Programação

A abertura das comemorações será na próxima quarta-feira (12), no Hemocentro. Na ocasião, serão ministradas palestras educativas e exibidos vídeos sobre o tema.

Já no Dia Mundial do Doador Voluntário de Medula Óssea (15), uma equipe do Hemocentro participará de uma atividade externa que acontecerá na Praça Venâncio Neiva, em Cabedelo. Na ocasião, profissionais do Hemocentro realizarão um trabalho educativo sobre doação de medula e de sangue, tirando dúvidas e esclarecendo mitos.

Os interessados em fazer o cadastro de doação de medula óssea ou doar sangue poderão vir na Caravana Solidária para o Hemocentro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE MOBILIZAÇÃO

DIA: 12/09

9h30- Abertura

– Palestras educativas e exibição de vídeos

– Coffee break

LOCAL: Hemocentro

DIA: 13/09

8h – Palestras e exibição de vídeos

LOCAL: Hemocentro

DIA: 14/09

8h – Palestras e exibição de vídeos

LOCAL: Hemocentro

DIA: 15/09

8h às13h – Atividade externa e Caravana Solidária

LOCAL: Praça Venâncio Neiva, em Cabedelo


Comentários

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal MídiaPB - Você sempre informado, não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.