Saúde / Notícia

Coronavírus: Anvisa eleva nível de atenção em portos e aeroportos brasileiros

Agência não vai mudar procedimentos que já eram adotados em casos de outras doenças
person access_timePostado em 27/01/2020 23:33 chat_bubble_outline

A Anvisa criou um grupo de trabalho para lidar com o monitoramento da doença Foto: Roberto Casimiro / Agência O Globo

BRASÍLIA — A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou, na tarde desta segunda-feira, que aumentou a atenção em portos e aeroportos para casos suspeitos de coronavírus. Apesar de aumentar o alerta, a agência não vai mudar os procedimentos que já eram adotados em casos de outras doenças.

Segundo o diretor da Anvisa, Antônio Barra Torres, os protocolos já estão estabelecidos e estão atualizados. Até o momento, as principais ações da agência têm sido os sinais sonoros em aeroportos, com diretrizes gerais de higiene (como lavar constantemente as mãos e procurar um médico em caso de manifestação de sintomas) e acompanhamento de embarcações e aeronaves que chegam ao país.

Ainda de acordo com Barra Torres, a Anvisa criou um grupo de trabalho para lidar exclusivamente com ações envolvendo monitoramento do coronavírus, mas não deu detalhes sobre o colegiado. A diretoria da agência de enfatizou que está mantendo constante atualização sobre informações do vírus aos cerca de 600 agentes que agem em portos e aeroportos pelo país.

Não há, até o momento, uma triagem prévia de embarcações e aeronaves vindas da China.




Comentários