Saúde / Notícia

112 indígenas potiguaras testam positivo para a Covid-19, na Paraíba; especialista comenta estratégia de combate

person access_timePostado em 21/06/2020 22:42 chat_bubble_outline

A Paraíba tem, pelo menos, 112 indígenas que já foram diagnosticados com Covid-19. Todos eles são do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara da região da Paraíba, de acordo com o levantamento feito pela equipe de pesquisadores do Observatório Antropológico da Universidade Federal da Paraíba, que compila os números em boletins, para identificar quais aldeias são afetadas e buscar soluções que amenizem os impactos da pandemia na população indígena. Para a professora de Antropologia da UFPB e pesquisadora do Observatório Antropológico do núcleo indígena, Kelly Oliveira, a ideia é agregar não só os números do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), mas também das Secretarias de Saúde dos municípios que possuem mais indígenas.

“Então, nosso papel é reunir os dados junto com as lideranças indígenas e fazer este mapeamento para saber quantas pessoas estão infectadas”, falou a pesquisadora. Ela destaca ainda que será implantado na próxima semana um diagnóstico com informações dos indígenas. Este diagnóstico terá o formato de um questionário e será feito através da plataforma Google Forms. Conforme Kelly Oliveira, este recurso de coleta de dados, a ideia é fazer um mapeamento mais avançado para saber a realidade destas famílias.

“Queremos saber se as pessoas estão se cuidando direitinho, quais as maiores dificuldades, saber também dos estudantes indígenas como tem sido estudar sem aula presencial. Enfim, este modelo já estava sendo aplicado em Pernambuco porque a situação do coronavírus estava bem avançada”, comentou numa emissora de rádio da capital Kelly Oliveira.



 

Redação


Comentários