/ Tecnologia

Governo lança pacote de aplicativos para deficientes auditivos

Desenvolvida em parceria com a UFPB, soluções em código aberto traduzem textos e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
person access_timePostado em 06/05/2016 14:16 Atualizado em 06/05/2016 14:16 chat_bubble_outline
COMPARTILHAR

O governo federal anunciou nesta semana o lançamento de um pacote de aplicativos para deficientes auditivos. Anunciadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), as soluções foram desenvolvidas em parceria entre o governo e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Fazem parte desse da chamada Suíte VLibras um conjunto de softwares públicos, todos desenvolvidos em código aberto - os apps podem ser baixados por esse link.

As ferramentas digitais traduzem textos e vídeos do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). De acordo com o ministério, o Suíte VLibras possui um dicionário com mais de 11 mil termos que pode ser ampliado e aperfeiçoado pela comunidade de deficientes auditivos. O conjunto de soluções públicas permite ainda a tradução de vídeos digitais para a língua de sinais pela ferramenta Vlibras-Vídeo.

O VLibras também está disponível para dispositivos móveis iOS e Android e podem ser baixados nas lojas App Store e Google Play, respectivamente.2


Veja a galera


Comentários