Eleições 2020 / Brasil

Saiba mais: Horário de votação será diferente neste ano

person access_timePostado em 28/08/2020 18:09 chat_bubble_outline

Créditos da foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

TSE (Tribunal Superior Eleitoral) irá ampliar o horário da eleição municipal deste ano. As urnas estarão abertas mais cedo, das 7h às 17h. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (28).  

Em novembro, as eleições terão uma hora a mais de votação e priorizarão a segurança dos idosos. Às três primeiras horas serão reservadas para eleitores com mais de 60 anos, considerando o grupo de risco da Covid-19.

As medidas foram tomadas para evitar aglomerações e diminuir contágios nos dias de eleição, que neste ano acontecerá no dia 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno, caso ocorra). 

De início, a ideia era encerrar o turno às 18h,  mas foi abandonada após consultas aos presidentes dos Tribuinais Reigonais Eleitorais, que afirmaram que abrir mais cedo é a opção mais segura.

Como medidas de segurança, os eleitores deverão estar com máscaras de proteção, além de higienizar as mãos na entrada e na saída da votação. Devido à pandemia, este ano não haverá identificação por biometria.

Em pronunciamento divulgado pelo TSE o ministro Barroso falou sobre a importância da votação deste ano, garantindo "fazer todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia. É votando nas eleições municipais que você define o destino da sua cidade e, em última análise, os rumos do Brasil. Vote consciente".

O horário foi ampliado por análises de estatísticas do órgão e avaliação de consultorias técnicas e sanitárias de especialistas da Universidade de São Paulo (USP), Insper, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Fundação Oswaldo Cruz e dos hospitais, Albert Einstein e Sírio Libanês.


Comentários