Cidades / Paraíba

PB: Sete academias são notificadas por não cumprir protocolos em primeiro dia de flexibilização em João Pessoa

person access_timePostado em 28/07/2020 12:10 chat_bubble_outline

Força-tarefa visitou 11 academias nessa segunda-feira e fiscalização continua nesta terça (Foto: Secom-JP)

Sete academias de ginástica foram notificadas no primeiro dia de flexibilização das atividades em João Pessoa. Equipes do Procon-JP e da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) realizaram, nessa segunda-feira (27), uma fiscalização em 11 academias de bairros da Orla de João Pessoa. A Operação Proteção segue nesta terça-feira (28) fiscalizando mais academias na Orla, e já no turno da tarde deve partir para outros bairros.

As academias que foram notificadas não estavam com o distanciamento adequado de 1,5 m entra as máquinas. Em uma delas também havia um bebedouro de uso coletivo em funcionamento, do tipo em que se aproxima a boca para beber água, o que não é permitido.

A secretária do Procon-JP, Maristela Viana, informou que a princípio a fiscalização tem intuito educativo, não havendo punição. As academias terão o prazo de três dias para adequar as irregularidades encontradas e só após isso, se não houver solução, é que o Procon-JP pode chegar a aplicar multa. 



Maristela Viana disse ainda que os próprios consumidores podem realizar denúncias ao Procon-JP quando percebam que a academia que frequentam não está cumprindo os protocolos de segurança.

A secretária destacou, porém, que a maior parte das academias está muita bem equipada, sendo que algumas chegaram até a fazer adaptações no sistema de ar condicionado e circulação de ar. ''Pelo menos as grandes academias estão muito bem preparadas. Vimos apenas alguns equívocos, em relação à distância das máquinas'', comentou.

Um item importante que deve ser observado pelos consumidores diz respeito ao agendamento das aulas, conforme explicou Maristela Viana. A academia deve agendar uma hora para cada turma, que não deve exceder 50% da capacidade do ambiente. A turma terá 45 minutos de exercícios e então a equipe da academia tem 15 minutos para realizar a higienização do chão e todos os equipamentos antes da entrada da próxima turma.

De acordo com a secretária do Procon-JP, a partir desta quarta-feira (29), no horário do almoço, a força-tarefa vai começar a fiscalizar o cumprimento do protocolo em restaurantes de João Pessoa. 

Força-tarefa – Esse trabalho de fiscalização é realizado pelas secretarias de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Meio Ambiente (Semam) e Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil.


Comentários