Cidades / Notícia

Adolescente internada há 5 anos com doença degenerativa ganha festa de 15 anos em hospital da PB

Evento aconteceu dentro do Hospital Universitário Lauro Wanderley
person access_timePostado em 16/06/2019 20:17 chat_bubble_outline

Natanielly Martins festejou os 15 anos no Hospital Universitário Lauro Wanderley — Foto: Felícia Arbex/Arquivo Pessoal

A quinta-feira (13) foi um dia incomum para Natanielly Martins, de 15 anos. Internada há cinco anos no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, a garota foi presenteada com uma festa de debutante dentro da unidade hospitalar. Ela possui uma doença degenerativa e tem dificuldades para respirar, quase não se locomove e pouco fala.

Natanielly completou 15 anos no dia de 10 junho, porém a festa só aconteceu três dias depois. Mas a espera valeu a pena. O tema foi o 'Baile da Cinderela', escolhido pela própria debutante. Teve bolo, docinhos, salgados e até uma boate, onde a garota dançou a tradicional valsa com um homem vestido de príncipe.

Toda a organização ficou por conta de uma equipe de saúde multidisciplinar. Foram três meses de organização e a ajuda de mais de 20 parceiros, além dos funcionários do hospital que fizeram cotas para conseguir realizar o evento.



"É o sonho que toda adolescente tem. E dentro de um hospital seria quase impossível. Só que conseguimos. A festa traz esperança, alegria. Natanielly pensava muito nisso", afirmou Eliza Juliana, fisioterapeuta da equipe.

No Hospital Universitário Lauro Wanderley há cinco anos, a garota passou dois deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e agora é atendida na clínica. Mesmo com as dificuldades, Natanielly aos poucos vai tendo uma vida mais comum. Em abril ela foi levada para passear em um shopping da cidade.

De acordo com a psicóloga da adolescente, Camila Batista, momentos como esses ajudam no tratamento. "O humor dela é instável. Nessas ocasiões ela festeja e ganha momentos saudáveis. Serve até como prevenção para a saúde dela, como crises emocionais futuras", disse.

G1-PB


Comentários