Araruna / Política

Quais são as propostas de Benjamin e Vital para a Saúde? Confira

person access_timePostado em 26/10/2020 10:49 Atualizado em 27/10/2020 10:12 chat_bubble_outline

Dando continuidade à apresentação das propostas dos candidatos a prefeito da cidade de Araruna (PB), o MídiaPB aborda hoje as promessas na área da Saúde.

As propostas estão contidas nos planos de governo registrados na Justiça Eleitoral pelos candidatos Benjamin (MDB) e Vital (PP).

Abaixo veja:



 

BENJAMIN

Revitalizar o Centro de Referência em Reabilitação Municipal, ampliando os serviços e atendimentos.

Reabertura do Hospital e Maternidade Maria Júlia Maranhão, possibilitando um atendimento de melhor qualidade ao povo ararunense, reativando as enfermarias, bloco cirúrgico, salas de parto, bloco de ortopedia, clínica médica, evitando deslocamento para outros centros, garantindo a humanização da atenção em saúde.

Reorganizar a Central de Marcação e Regulação do município, tendo em vista os princípios da resolutividade e responsabilidade da gestão pública, tornando mais ágil e corretos os agendamentos de exames, procedimentos e cirurgias. Observando a política de pactuações do SUS entre os municípios, referenciar grandes centros como Campina Grande e João Pessoa, para atendimento dos casos de alta complexidade de pacientes que não possam ser atendidos pelas instituições do município.

Reativar o laboratório de análises clinicas próprio do município, agilizando diagnósticos e facilitando a orientação dos tratamentos.

Revitalizar o Centro de Especialidades Odontológicas, ampliando os serviços e atendimentos.

Criar uma Clínica para atendimento e assistência especializada às pessoas portadoras de problemas neurológicos, autismo e outra enfermidades.

Reconstituir o consorcio intermunicipal de saúde, otimizando as estruturas de média e alta complexidade de atendimento do município de Araruna.

Ampliar e fortalecer o Programa de Saúde na Escola, com ações voltadas para a Saúde preventiva, bem como atendimento médico e odontológico, junto à juventude de nosso município.

Implementar o Escritório Avançado da Secretaria Municipal de Saúde na cidade de João Pessoa, com estrutura para receber, acompanhar e hospedar, se necessário, pacientes e acompanhantes oriundos de Araruna e que precisem realizar atendimentos em unidades Especializadas de Saúde da Capital Paraibana.

Conclusão das obras do Centro de Imagem e equipá-lo, inclusive, com aquisição de Tomógrafo, para o pleno funcionamento para o povo ararunense.

Construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde, sendo uma na Comunidade de Mata Velha com estrutura para equipe de plantão de fim de semana; e outra no Povoado de Queimadas.

Implementar parcerias com as Universidades Públicas da Paraíba, visando ampliar o leque de serviços disponíveis aos cidadãos e cidadãs de nossa cidade, a exemplo dos Clinicas de Odontologia da UEPB – Campus VIII.

Garantir o pleno funcionamento das atividades e serviços públicos de saúde hoje ativas no município e mantidas com recursos do SUS – Sistema Único de Saúde, e demais fontes de receitas através de convênios, transferências constitucionais e recursos próprios com a constante modernização e humanização da oferta desses serviços;

Ampliar a divulgação dos serviços de saúde existentes no Município através do site oficial da Prefeitura e em outros meios de comunicação de massa para que a população tenha acesso as informações de que necessita;

Promover a capacitação continuada dos Agentes de Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, conforme os mais novos protocolos de prevenção da Organização Mundial de Saúde.

Considerando as mudanças referentes ao surgimento de novas técnicas e normas, com relação ao instrumental médico, equipamentos necessários e imprescindíveis, serão adquiridos instrumentos, bem como a manutenção dos serviços ofertados nas UBS - Unidades Básicas de Saúde, em funcionamento no Município;

 

VITAL COSTA

Garantir os avanços registrados na estruturação da Universalização da Saúde Básica no município;

Garantir a assistência integral aos grupos minoritários, respeitando as diversidades;

Ampliar a integração do atendimento à saúde com as demais secretarias, em especial com a Educação e Assistência Social;

Articular com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para liberação da implantação de mais uma unidade do Programa de Saúde da Família – Estrada Grande/Bernardo;

Ampliar o programa de capacitação dos profissionais da Saúde;

Garantir recursos financeiros para a infraestrutura dos serviços da Saúde, sendo prioritária a conclusão das obras do CDI – Centro de Diagnóstico por Imagem;

Ampliação do Pronto Socorro Municipal – Dr. Antonio Fialho Moreira, e conclusão das Academias de Saúde da Rua Perilo de Oliveira e na Comunidade de Mata Velha;

Garantir recursos em parcerias como governo Federal e Estadual para equipar o CDI – Centro de Diagnóstico por Imagem, bem como, melhorar os equipamentos do Pronto Socorro Municipal – Dr. Antonio Fialho Moreira;

Ampliar o apoio a Assistência da Saúde Mental( CAPS);

Discutir e realizar estudos para implantação do PCCR dos profissionais de saúde;

Ampliar o atendimento médico e odontológico à população na zona rural.

Ampliar e manter a parceria estabelecida com a Universidade Estadual da Paraíba Campus VIII;

Ampliar os programas de atenção integral à saúde da criança e do adolescente, da mulher, do adulto, do idoso, do trabalhador, das pessoas com deficiência,DST/AIDS e de saúde mental.

Conclusão em parceria com a FUNASA,do abastecimento d’água da Comunidade Carnaúba, já licitada;

Licitar e executar o projeto de abastecimento d’água, do Convênio firmado com a FUNASA, nas comunidades de: SERRA VERDE, ALTO GRANDE, SÃO JOSÉ, BARBAÇO I,II,III, CAVEIRA DA ONÇA, FAZENDA NOVA I e II, LIMÃO I e II;

Continuar a fazer Gestão junto ao Ministério da Saúde para autorização e abertura do CER, no nosso município;

Manter a parceria com o Governo do Estado, buscando ampliar e solucionar o problema do abastecimento d'água de Araruna, que tem trazido problemas constantes, prejudicando o desenvolvimento da nossa cidade;

Ampliar e conservar serviços urbanos de saneamento básico: coleta de lixo, limpeza urbana, arborização, iluminação, sanitários públicos, fossas comunitárias, que garantam higiene ambiental.


Comentários

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal MídiaPB - Você sempre informado, não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.