Araruna / Crise na educação

A verdade dos fatos: Ideb mostra que educação da gestão Vital Costa teve menor crescimento da história na educação infantil e nenhuma meta atingida no Fundamental II; veja índices na íntegra

Confira os resultados do Ideb na íntegra, sem omissões
person access_timePostado em 17/09/2020 19:51 Atualizado em 21/09/2020 14:04 chat_bubble_outline

Foi divulgado na última terça-feira o resultado de 2019 do IDEB, índice que avalia o desenvolvimento da educação básica em todo o país. A cidade de Araruna (PB), na verdade, não tem o quê comemorar com os últimos resultados.

Na primeira fase do ensino, Fundamental I, a rede municipal, como já vinha acontecendo desde 2007, conseguiu cumprir as metas. Mas, em comparação com os mandatos de Wilma Maranhão entre 2009 e 2016, o menor crescimento do Ideb aconteceu justamente agora, na gestão do atual prefeito, Vital Costa. O índice que mais superou a meta prevista foi no ano de 2015, no governo de Wilma (0,4 a mais).

Já na fase mais avançada, Fundamental II, a educação capitaneada por Vital não conseguiu cumprir as metas em nenhum dos índices divulgados durante sua gestão (2017-2019). Levando em consideração as metas previstas, a gestão de Vital teve o pior resultado da história do município (1,8 a menos que a meta, em 2017). Nessa fase do ensino, as metas alcançadas pela rede municipal de Araruna correspondem aos anos de 2009 e 2013, também durante o governo de Wilma.



Levando em consideração o resultado por escolas, a atual situação também não é satisfatória. Em 2015, de 5 escolas que foram testadas pelo Ideb, 4 bateram as metas (80%). No último índice divulgado, das 4 escolas testadas, apenas 2 (50%) conseguiram alcançar as metas.

Falando em Ensino Fundamental II, os números pioram, porque, durante todo o governo de Vital, nenhuma escola conseguiu cumprir as metas.

A assessoria do prefeito divulgou informações pela metade, mas abaixo você pode conferir os números na íntegra, sem omissões:

fundamental i

fundamental ii

escolas fundamental I

escolas fundamental II

Clicando aqui, você pode acessar o site do Ideb e conferir os resultados na íntegra!


Comentários

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal MídiaPB - Você sempre informado, não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.